Zona Sombria

F.E.A.R. Trilogia – Resenha

F.E.A.R surgiu em 17 de outubro de 2005 com a proposta de restaurar o conceito do jogo “Doom”, porém, inserido em um universo sobrenatural. A franquia conta com 3 jogos oficiais criados pelas desenvolvedoras Monolith Productions e a Wargaming Chicago-Baltimore, com a participação da TimeGate Studios na produção das DLC’s. F.E.A.R é basicamente um insano Shooter em primeira pessoa com doses constantes de horror psicológico. Então se prepare, pois tem criança pior que a Samara (O Chamado).

alma_wade

F.E.A.R.

Ano: 2005

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows

O primeiro jogo da série acaba não revelando muito sobre o enredo, deixando espaço para o sangue e as balas (não docinhos). Um esquadrão suicida especial denominado F.E.A.R. deve combater o terrorista Paxton Fettel, que a partir de poderes psíquicos controla o exército particular da empresa Armacham Technology Corporation (ATC). O game é cercado de mistérios, revelando personagens importantes durante o seu desenrolar. A aparição de Alma, o suposto espírito de uma menina que havia passado por experimentos nos laboratórios da Armacham, assombra o jogador do início ao fim. Os gráficos são aceitáveis para a tecnologia da época, podendo até ser um dos percursores em trazer conceitos slow motion aos jogos em primeira pessoa.

F.E.A.R. 2: Project Origin

Ano: 2009

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, IBM PC compatible

Seguindo da premissa do primeiro jogo, F.E.A.R.2: Project Origin tenta solucionar muitas das dúvidas que prevaleceram no roteiro, e agora estamos na pele de Michael Becket, um militar das forças especiais F.E.A.R. A quantidade de documentos explicando detalhes sobre os experimentos da Armacham é muito grande e, encontram-se espalhados na maioria dos cenários. O enredo foca totalmente na origem de Alma e todos os segredos que envolviam o experimento feito com ela. Os gráficos sofrem uma melhoria pouco considerável, mas a jogabilidade permanece a mesma.

F.E.A.R. 3

Ano: 2011

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows

No ressurgimento da série com a sequência “Project Origin”, F.E.A.R. 3 parece ser a continuação mais promissora da trilogia. Aproveitando o sucesso dos primeiros jogos, o game parece sugerir um enredo desenvolvido sobre uma trama complexa de vingança, adotando constantemente a temática de shooter (tiro em primeira pessoa), esta que já existia nos jogos anteriores. Falando sobre os gráficos, F.E.A.R. 3 busca o melhor de sua engine (programa para produção de jogos) desenvolvendo cenários incrementados e valorizando o sistema de inteligência artificial dos inimigos. O game também conta com um modo multiplayer, onde podemos controlar os irmãos Point Man e Paxton Fettel, método testado nas extensões do segundo jogo.

Veredito geral

[wp-review id=”207″]

About Felipe Amaral

Aspirante a game designer, adepto ao culto lovecraftiano, amante de livros, games, cinema e HQ’s. Guarda uma cópia autografada do Necronomicon na estante.