Another – Anime vs. Mangá

Uma escola envolta por mistérios, uma turma com tradições peculiares, estudantes enigmáticos e mortes assustadoras. Este é Another um romance escrito por Yukito Ayatsuji, foi adaptado em três formatos: mangá em 2010, série animada (anime) e um live action em 2012.

Mas antes de conferir a análise, que tal assistir a abertura da animação?




Enredo

Há 26 anos, em 1972, uma tragédia assolou o colégio Yomiyama Norte, um dos alunos mais inteligentes e populares da classe 3-3, Misaki, morre abruptamente, deixando desolados colegas e professores. Porém, estes não desejam passar pela dor da perda, e resolvem se comportar como o aluno ainda estivesse vivo. Assim, ao final do ano letivo, quando a turma tira a foto de graduação, Misaki aparece na foto. Desde então a turma 3-3 está sob uma terrível maldição.

A história começa com Sakakibara Kouichi sendo transferido para a escola Yomiyama Norte, e caindo justamente na turma 3-3. Mas, por ter perdido a primeira semana de aula em decorrência de um problema de saúde, Kouichi não faz ideia do que está prestes a encarar durante todo o período letivo.

Evolução

Por ser uma série curta, o desenrolar dos fatos ocorre de forma rápida, mas a angústia para saber a verdade por trás de tudo te persegue até os últimos momentos, o que deixa toda a trama frustante e envolta por puro mistério. Juntamente com o protagonista, o leitor/espectador é levado a acreditar nas observações feitas por Sakakibara, já que em momento algum a história te dá alguma brecha do que está acontecendo.

Apenas ao assistir/ler pela segunda vez que você percebe todas as nuances que são apresentadas de forma esplêndida.

A série apresenta, em diversos momentos, cenas bem pesadas, destoando do traço delicado.

Personagens

Nem todos apresentam uma evolução e um desenvolvimento significativo. Já alguns evoluem tanto durante a série que cativam o leitor/ telespectador, fazendo com que a morte de qualquer um deles seja algo doloroso e surpreendente.

Do papel para as telas

Maiores diferenças

A trama em si é bastante linear, apresentando em alguns momentos flashbacks de cenas ou falas chaves, que apesar de já terem aparecido durante a história, os recursos se fazem necessários para que se possa entender e deixar o roteiro bem amarrado.

O mangá possui 4 volumes e o animê tem 13 episódios. Apesar do animê possuir mais conteúdo e cenas que poderiam ser cortadas, esses acréscimos não interferem na história.

Muitos animês possuem episódios “fillers” (são episódio ou arcos inteiros que não estão presentes na série original, ou seja, não estão presentes no mangá que está sendo adaptado) que são episódios que não contam para a história principal, estão ali para “encher linguiça”. Como era de se esperar, Another possui um episódio como esse, mas que não deixa o clima de tensão de lado.

A estética apresentada no mangá se mantém na animação, tornando a adaptação fiel, com traços finos, firmes e delicados.

Mas afinal, qual o melhor?

Apesar de serem mídias muito diferentes, e querendo ou não, podem atingir públicos distintos. A adaptação foi muito fidedigna, a versão animada apresenta elementos a mais, como já falamos mais acima, porém não perde o clima de suspense e mistério que envolve Another.

Já leu/ assistiu Another? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários!

Seus medos estão nas sombras!

Bônus!

As pessoas fazem cosplays bem legais da série! A cosplayer é a ZelDash, confira mais cosplays em seu Facebook ou DeviantArt!

 

 

About Larissa Chewanko

Amante do Terror e do Sci-fi desde criança, quando começou a assistir filmes como Chucky: o Boneco Assassino e Blade Runner. Medrosa de carteirinha, mas que gosta de passar medo jogando os games das suas sagas favoritas: Fatal Frame e Silent Hill. Apaixonada por jogos indies, livros, sorvete, gatos e RPG!