O terror está presente nas mais variadas esferas audiovisuais, como jogos, livros, filmes, quadrinhos, desenhos animados, e por que não em doramas?
Mas, o que é um dorama?
Também conhecido como J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano) ou C-Drama (drama chinês), são seriados/ telenovelas asiáticas.
Essas séries exploram muito o romance e o drama, com histórias que as vezes beiram o absurdo, mas também exploram, e muito, o humor (principalmente as coreanas).
Muitas desses doramas trazem histórias nos períodos feudais de cada país.
J-Drama
O início dos dramas japoneses começou muito inspirados em filmes norte americanos, e na década de 90 a fórmula dos doramas foi melhorada retratando a “vida real” do Japão. Onde eram incluídos temas como: abuso infantil, vida familiar moderna, violência entre adolescentes, etc.
K-Drama
As telenovelas começaram na década de 60, mas o formato atual iniciou nos anos 90. Os dramas coreanos são tão famosos quanto os japoneses, e presam pela boa qualidade. Grande parte deles traz uma estética muito bonita e fotografia muito bem trabalhada.
Também costumam utilizar muito da febre do k-pop, lançando novos grupos e utilizando suas músicas como trilha da série.
C-Drama
Os dramas chineses são longos e muito parecidos com dramas estadunidenses, e teve seu auge no início dos anos 2000 com novelas históricas, que abordavam o seu período feudal.
São classificados de acordo com o local em que foram produzidos, podendo ser de Taiwan ou Hong Kong. Onde cada um possuem estilos e formato diferente, onde boa parte traz temas modernos como família, romance e cultura pop.
Doramas de terror
A seguir vamos listar alguns doramas que entram na classificação de terror.
Gumiho: Tale of the Fox Child (2010)
Baseado na lenda coreana da raposa de nove caudas (Gumiho), onde se o pai da criança guardar o segredo por dez anos, essa tem a oportunidade de se tornar humana.
Assim, o pai de Yeon Yi trai a confiança da sua mãe, Goo San Daek, que faz de tudo para proteger a filha que se tornará uma gumiho ao completar 10 anos.
É nesse momento que a trama, ambientada na era Joseon (1392 – 1897), dá uma reviravolta, quando a filha de um senhor muito rico é amaldiçoada, onde para a sobreviver a menina deve comer o fígado de outra criança com 10 anos.
The Master’s Sun (2013)
Assim como grande parte dos dramas, temos um “romance impossível”, um homem frio e calculista com uma moça sensível e capaz de ver fantasmas. Ambos devem unir suas forças para investigar o desaparecimento de uma adolescente.
O k-drama traz o gênero do horror combinado com drama, comédia e romance.
Caso queira, a série possui a trilha sonora no Spotify!
Who Are You (2013)
Um triângulo amoroso curioso, Who Are You, o drama coreano traz um romance entre uma detetive, um policial, e o ex-namorado da detetive, Lee Hyung Joon, que está morto!
A detetive, Yang Si Ohn, que desenvolveu a capacidade de ver e interagir com espíritos, após 6 anos de coma, e o policial cético, Cha Gun Woo (o que está vivo!) se juntam para resolver casos com objetos que possuem carga sobrenatural.
The Night Watchman’s Journal (2014)
A série é ambientada na era Joseon (1392 – 1897), onde vigilantes noturnos patrulham a cidade para proteger os moradores de forças sobrenaturais, como monstros e fantasmas.
O k-drama conta uma tragédia familiar, onde o protagonista Lee Rin, que é o verdadeiro herdeiro do trono, deve lutar contra o reinado cruel do seu irmão.
Doll House (2014)
K-drama de suspense, onde Young Hee se muda para uma isolada mansão, com moradores estranhos e com comportamento peculiares. Já de cara a moça percebe que quem manda em toda a casa é a governanta, e não é permitido conhecer o dono do local.
A governanta ordena regras bizarras, e Young Hee vê que sair da casa será um grande desafio.
Let’s Fight Ghost (2016)
Dorama sul coreano que conta a história do rapaz chamado Park Bong Pal que possui a habilidade de ver fantasmas, e usa isso para exorcizar e ganhar dinheiro com o seu trabalho.
Com isso ele conhece a fantasma Kim Hyun Ji, e após muitos conflitos decidem trabalhar juntos para exorcizar fantasmas maléficos.
Traz o gênero comédia romântica com elementos do horror, uma série engraçada e divertida. Essa é a que estou assistindo no momento!
Caso queira, a série possui a trilha sonora no Spotify!
Para finalizar…
O terror é um tema abrangente e muito flexível. Sei que muitos podem não gostar, mas basta lembrarmos de Resident Evil 4 que mudou sua jogabilidade e diminuiu o terror, e conseguiu alcançar um público vasto e diverso, desde amantes do horror, jogadores de games de tiro e fãs da série.
Discutimos esse assunto no CriptaCast #04, corre lá e confere!
Em um mundo cada vez mais eclético, devemos estar abertos para as mais diversas possibilidades.
Para assistir você pode baixar pela internet, ou assinar um streaming de doramas, como o Drama Fever.
Mas, e aí? Você assistiria um dorama de terror? Conhece mais alguma do gênero terror? Deixe sua opinião nos comentários!
Seus medos estão nas sombras. Curta o Zona Sombria!
Medos relacionados
- Criptacast #67 – O Fantasma da Ópera - 31/03/2025
- Criptacast #66 – Evolução do Survival Horror - 30/03/2025
- Criptacast #65 – Survival Horror - 27/01/2025
- Criptacast #64 – Role Music Player - 30/12/2024
- Criptacast #62 – Combo do Terror: John Carpenter - 28/10/2024