Nove Jogos de Terror Brasileiros para você conferir!

Que o brasileiro é apaixonado por jogos, isso ninguém duvida. Mas quando o assunto é desenvolvimento de jogos de terror brasileiros, muitos ainda torcem o nariz e já duvidam da qualidade do que produzimos por aqui.

Claro que, comparando com os países que já estão nessa há muito mais tempo, as produções brasileiras ainda precisam evoluir bastante. Entretanto, isso não impede de termos ótimos jogos nacionais!

Neste artigo, vamos listar os jogos de terror feitos no Brasil, e que merecem nossa atenção.

Confira nove jogos de terror brasileiros!

1 – Darkness Falls

Darkness Falls foi desenvolvido pelo brasileiro Gabriel Pilan de Carvalho, e lançado no início de 2020. A sinopse diz: “Frio e confuso, você acorda em uma noite chuvosa, não sabe onde está ou o que está acontecendo com seu corpo, perdeu suas coisas e não te resta mais nada além de uma mensagem em um papel e uma arma, o tempo está se esgotando…”

O foco do jogo é exploração do ambiente, e tentar descobrir o que aconteceu. Mas o jogo traz algumas dificuldades nada comuns nos jogos de terror: não é possível salvar o progresso, e ao recarregar a arma, você perde as balas que estavam no cartucho. Portanto, nada de recarregar sem necessidade.

Para nossa alegria, podemos prestigiar Darkness Falls gratuitamente, basta acessar a página de download do jogo. Para nossa tristeza, o jogo está apenas em inglês.

2 – Pesadelo – Regressão

Desenvolvido pela Skyjaz Games, o jogo é a continuação de Pesadelo – O Início, que é basicamente um jogo no estilo Slenderman, e traz a lenda da Loira do Banheiro. Nesta continuação, Alex vai até uma clínica que trata de recuperação de memórias dos pacientes, recriando-as em seus sonhos.

Não dá pra esperar coisa boa daí. Com isso, Alex passa a ser perseguido por uma criatura estranha. O jogo é em primeira pessoa, e possui várias mecânicas de stealth e quebra-cabeças, além dos sustos e tensão.

Mas, infelizmente, a empresa fechou as portas, e tirou o título da loja do Steam. Esperamos que, em um futuro próximo, eles consigam se acertar, e disponibilizar o jogo novamente para os fãs!

3 – Insanidade

Insanidade também é um jogo indie de terror, feito por apenas uma pessoa. Simperson Cruz é de Brasília, e decidiu criar o jogo enquanto aprendia a desenvolver jogos.

Baseado em outro jogo indie, Cry of Fear, Insanidade coloca o personagem em um sanatório abandonado, em busca do assassino de sua esposa. Mas claro que não vai ser fácil.

Mesmo sendo um projeto despretensioso, Insanidade ganhou os holofotes, e por isso, incentivou Simperson a criar uma continuação.

Insanidade pode ser baixado neste link. A continuação se chama Distress, e pode ser acompanhada na página do Facebook do jogo.

4 – ENEFN

Para sair um pouco dos jogos de terror em primeira pessoa, trazemos ENEFN, um jogo de visão lateral, com gráficos pixelados. A história te coloca em uma escola, onde algo terrível aconteceu, e você é o único aluno vivo passeando por ela.

E não se engane com os gráficos simplistas, pois o jogo consegue ser bastante perturbador! E este aqui também não salva seu progresso, então, tenha cuidado!

ENEFN foi desenvolvido por Theago Liddell, e está disponível para compra no Steam.

5 – Fobia

Aqui voltamos para os jogos em primeira pessoa, mas este é bem promissor! A história se passa no Brasil, em uma cidade fictícia no interior de Santa Catarina, chamada Treze Trilhas. Lá, você estará no Hotel Santa Dinfna, uma grandiosa e antiga construção, que esconde muitos mistérios.

O jogo está em desenvolvimento desde 2018, e a Pulsatrix Studios está com seu projeto no Catarse. Até o momento em que escrevo o artigo, o projeto está com 33% da meta atingida. Que tal dar uma força?

Você pode conferir a Demo de Fobia no Steam.

6 – Until Dead – Think to Survive

Until Dead – Think to Survive é um daqueles jogos simples, mas bem divertidos de jogar! O jogo é um quebra-cabeças em turnos, onde você precisa calcular suas ações e movimento para não ser pego.

Desenvolvido pela Monomyto, Until Dead possui um design bem interessante, com a maior parte com cores em escala de cinza, e o vermelho que destaca a movimentação e ações do personagem, assim como pontos de interesse dentro do cenário.

Você pode baixar Until Dead – Think to Survive gratuitamente na página do jogo na Playstore e na Apple Store.

7 – The Last NightMary – A Lenda do Cabeça de Cuia

Este é daqueles que atrai não só por ser brasileiro, mas por trazer uma forte referência folclórica do nordeste brasileiro. O jogo é um point-and-click baseado na lenda do Cabeça de Cuia, na região do Piauí.

The Last NightMary conta a história de Maria, que voltou a sua terra natal para visitar a mãe, e acabou ficando presa em uma maldição de uma lenda local.

Infelizmente, a Submersivo Game Studios não existe mais, mas ainda é possível adquirir o jogo no Steam. E é bem baratinho, então não perca tempo!

8 – Internum

Internum é outro jogo que possui potencial para ser um ótimo jogo! Em 1985, a exímia investigadora criminal Audrey Martins se vê em um enigma impossível: Investigar o suposto suicídio de um detento cujo não possui registros ou digitais em um complexo penitenciário. A situação se complica ao perceber que durante uma rebelião no local, relatos de criaturas mortais se intensificam.

A Unbelievable Gameworks possui apenas 4 pessoas trabalhando no projeto, que começou em 2017, mas podemos ver o grande resultado que estão tendo até o momento!

O jogo será um terror de sobrevivência investigativo, com bastante influência de jogos como Resident Evil e Silent Hill.

Internum possui uma campanha no Apoia.se e já possui apoiadores ajudando o sonho a se tornar realidade!

9 – Kriophobia

O último jogo de nossa lista de jogos de terror brasileiros é Kriophobia, da brasiliense Firasoft. O jogo conta a história de Anna, uma geóloga presa na Ilha Zhokhov, onde enfrentará diversos perigos para conseguir sobreviver. A empresa quer trazer o conceito de terror de sobrevivência como era inicialmente. E estamos muito felizes com isso!

Kriophobia está em desenvolvimento desde 2014, e recebeu diversos feedbacks positivos, e também recebeu luz verde no Steam, mostrando o interesse dos jogadores.

Apesar das dificuldades, o jogo ainda está em desenvolvimento, com uma expectativa de lançamento para 2021. Confira a página do jogo.


Gostou? Conhece mais jogos de terror brasileiros por aí? Comente aqui com a gente!

About Fernando Lobo

Fã de jogos de Terror desde que colocou as mãos em uma cópia de Resident Evil, no Sega Saturn, em 1996. Consumidor frequente de literatura de terror e ficção, busca sempre novos autores neste nicho. Jogo preferido: Silent Hill 2. Livro preferido: O Iluminado.