Que a cultura pop japonesa é fantástica, disso nós sabemos, não há como negar que o povo nipônico tem uma criatividade sem igual quando o assunto é criar histórias cheias de personagens com características excêntricas e que são imersos em um universo maravilhosamente inventado.
Quando essas características são empregadas na arte de criar lendas assustadoras, então ?! Nem se fala ! Com personagens bizarros do tipo “what the Fuck“ ??? (“qui djabé issu” ???), que faz a figura do todo malévolo “Satan” parecer um daqueles chefões do Super Mario. É amigos leitores… eles se superam nesse quesito.
Falando nisso, quero apresentar a vocês o “Illustrated Book of Japanese Monsters” (Livro iustrado de monstros japoneses) de 1972 – Uma coleção de ilustrações feita para crianças de Gōjin Ishihara, cujo trabalho estampou as páginas de numerosos livros infantis na década de 1970.
As ilustrações retratam”yokais“- criaturas, fantasmas ou duendes conhecidos do folclore japonês. O livro foi bastante divulgado em materiais educacionais e de entretenimento da época.
Estas são algumas das mais estranhas e mais bizarras ilustrações de livros infantis já vistas. Confiram algumas imagens e o que elas representam na mitologia japonesa :
Kappa (Monstro que habita os rios) – Os kappas vivem em rios, lagos e lagoas. Tradicionalmente os contos retratam-nos como mal-intencionados, ávidos por sugar as entranhas de sua vítima e beber seu sangue.
Yurei – As lendas sobre fantasmas no Japão, são conhecidas como Kaidan, que literalmente significa “Histórias de Fantasmas”. A maioria dos japoneses acreditam de verdade que por alguma razão, algumas pessoas depois que morrem permanecem na Terra na forma de Yurei (almas penadas).
Jorōgumo (Literalmente “prostituta aranha”) – De acordo com algumas histórias, um Jorōgumo é uma aranha que pode mudar sua aparência para a de uma “mulher sedutora” para atrair potenciais vítimas.
Nure-Onna (mulher cobra) – Em algumas histórias, ela é um ser monstruoso que é poderoso o suficiente para esmagar árvores com sua cauda e se alimenta de seres humanos.
Kubire-oni (Demônio estrangulador) – A terminologia Oni é utilizada quando se trata de seres demoníacos, ogros ou trolls . As representações de oni variam muito, mas geralmente são retratados como criaturas gigantescas com guarras afiadas , cabelo selvagem e dois longos chifres crescendo a partir de suas cabeças.
Rokurokubi (Mulher de pescoço longo) – Durante o dia, as rokurokubis aproveitam a forma humana para viver sem ser notado pelos humanos. A noite elas ganham a habilidade de esticar o pescoço, alcançando uma grande altura. Geralmente, elas não resistem e espionam a vida dos humanos.
Onmoraki (Pássaro demônio) – O Onmoraki é um demônio criado a partir dos espíritos inquietos daqueles que não tiveram um funeral adequado. Possui a habilidade sobrenatural de cuspir fogo, também é dotado de um canto tenebroso e arrepiante.
Baku (quimera comedora de sonhos) – Bakus são seres sobrenaturais que previnem ou devoram sonhos, pesadelos e a má sorte. No folclore japonês, o Baku é um espírito animal que visita as casas no meio da noite e devora os pesadelos das pessoas enquanto dormem.
Rashõmon-No-Oni (demônio do portão Rashõmon) – Reza a lenda que a muito tempo em Kyoto, as pessoas da cidade foram aterrorizadas por contas de um ogro terrível. Dizia-se, que ele assombrava o Portão de Rashomon no crepúsculo e apreendia quem passava. As vítimas desaparecidas nunca mais foram vistas, por isso diz que o ogro era um canibal horrível, que não apenas matou as vítimas infelizes, mas as comeu também.
Enma Dai-Oh (Rei do Inferno) – segundo o budismo, é um dos 10 deuses que julgam os mortos no mundo dos espíritos, conhecido pelo seu grande poder. Diz que após a morte de uma pessoa, de 7 em 7 dias, ela é julgada por um dos 10 deuses até que se complete o julgamento.
Tenjô-Sagari (morador do teto) – Outro tipo de ser demoníaco que, como mostra a figura, age contra os humanos durante a noite, dependurando- se no teto das casas e atacando aqueles que estão dormindo.
Inferno das repetições – Obviamente, uma representação artística japonesa que imagina como o inferno aparenta ser. É…Dizer mais o que, né ?! A imagem fala por si mesma.
Medos relacionados
- Filmes de terror que já ganharam o Oscar - 06/03/2018
- Hereditary: sai o trailer do filme “mais assustador de 2018” - 31/01/2018
- Sequência de “Homem nas trevas” é confirmada e terá o retorno de Stephen Lang - 31/01/2018
- Confirmado : Jogos Mortais terá novo filme com novos diretores - 23/01/2018
- Game de terror libera torrent do próprio game de graça para quem quiser baixar! - 31/08/2017