quando as luzes se apagam

Quando as Luzes se Apagam (2016) – Resenha

Com boas ideias e vários clichês, Quando as Luzes se Apagam cumpre seu papel como filme de terror.

Data de estreia: 18/08/2016 (Brasil)

Trailer

Quando as Luzes se Apagam – Início

Baseado no curta metragem de mesmo nome, Quando as Luzes se Apagam (Lights Out no original) conta a história de Sophie, a mãe, e dos meio-irmãos Rebecca e Martin. Após a morte de Paul, pai de Martin, a situação tensa que se instala torna-se pano de fundo para o acontecimento de coisas estranhas dentro da casa. Sophie, que sofre de problemas psiquiátricos, conversa sozinha em seu quarto.

Martin percebe que há algo junto com ela no escuro, e não dorme mais à noite, ficando sempre próximo da luz. Com isso, acaba dormindo durante a aula, e o conselho tutelar é acionado. Quando não conseguem contato com a mãe, procuram por Rebecca, meia-irmã de Martin e filha mais velha de Sophie, que saiu de casa após desavenças com a mãe.

Com indas e vindas entre os três familiares, os dois irmãos chegam à conclusão de que a ameaça é real, e precisa ser exterminada.

Teresa Palmer é Rebecca
Teresa Palmer é Rebecca

Diana, o mal a ser combatido

Diana é o ser que está sempre nas sombras, ameaçando a família. As luzes, quando acesas, fazem Diana desaparecer, enquanto o escuro a deixa livre para se movimentar e agir. Esta mecânica consegue colocar uma tensão crescente no filme, em especial nas cenas com luzes intermitentes, que dá aquele frio na barriga de tentar descobrir onde ela estará, na próxima vez que a luz apagar.

Para conseguir se livrar de Diana, os personagens também conseguem algumas fontes de luz inesperadas, como a tela do celular, ou o alarme de um carro. A sombra volta logo, mas aquele momento de luz já dá uma vantagem temporária aos mocinhos, e arrancou até alguns risos na plateia.

Digam oi para Diana!
Digam oi para Diana!

Desenvolvimento

A mecânica apresentada para Diana traz diversos momentos de tensão (embora tenha uma pequena mudança não muito bem explicada mais para o fim do filme), e a atuação do elenco também é bastante convincente, em especial dos irmãos. Como na grande maioria dos filmes de terror, temos também a presença de vários clichês do gênero. Andar de costas em direção ao escuro não é algo que só Rebecca fez nos filmes de terror. Ou, quem sabe, quando uma dupla de policiais chega ao local, e, bem, você já sabe.

Outros pontos do desenvolvimento da história também não são originais, já tendo sido explorado em outros filmes e jogos. Não vou falar quais são, para não dar spoilers, mas assim que a trama começar a se desenrolar, ficará evidente.

A conclusão do filme não traz nenhuma reviravolta inesperada. Talvez outras soluções pudessem ser dadas, mas a linha dada no filme também funciona.

Gabriel Bateman é Martin
Gabriel Bateman é Martin

Conclusão

Quando as Luzes se Apagam busca o terror da tensão e medo, mais do que pilhas de cadáveres. A ideia original do curta Lights Out foi bem aproveitada neste longa, e junto com os clichês que já estamos acostumados, fazem do filme uma experiência divertida de ver no cinema.

Durma com as luzes acesas!

E agora? Corre ou fica?
E agora? Corre ou fica?

Curiosidades

  • Lotta Losten é a atriz do curta original, e revive a cena do ligar e desligar das luzes neste filme.
  • Há um easter egg, nos primeiros minutos do filme, para aqueles que conhecem o curta original.

About Fernando Lobo

Fã de jogos de Terror desde que colocou as mãos em uma cópia de Resident Evil, no Sega Saturn, em 1996. Consumidor frequente de literatura de terror e ficção, busca sempre novos autores neste nicho. Jogo preferido: Silent Hill 2. Livro preferido: O Iluminado.