Homem nas Trevas (2016) – Resenha

Com um nome que não faz jus ao filme, mas com um trailer instigante e um enredo surpreendente, O Homem nas Trevas foi um filme tenso, de poucos sustos e muitas reviravoltas. 

Do mesmo diretor de A Morte do Demônio, Fede Alvarez. Vamos falar um pouco sobre esse filme surpreendente!

Antes de falarmos do filme, que tal dar uma conferida ou relembrada no trailer?

Não respire…

Tenso.

Essa é a melhor palavra para definir esse filme.

O filme traz um começo fora da linha temporal, uma cena um tanto “incomum” mas que fará total sentido no decorrer da história. Também somos introduzidos aos personagens do longa, três jovens assaltantes profissionais, cheios de estratagemas para obterem sucesso em seu “trabalho”.

Assim, os jovens recebem uma “super dica” para assaltarem um senhor idoso que recebeu um grande quantia em dinheiro de uma indenização. E as coisas boas não param por aí, além da grande quantia de dinheiro, o velho mora sozinho e ainda por cima é cego!

É mole? Esse aí tá no papo… Mas é aí de fato que o filme começa.

Eu que não vou estragar a surpresa e nem os momentos de tensão de vocês. Então, por favor assistam!

Personagens

As personagens do filme são “relativamente” comuns a muitos filmes, como a mocinha bonita porém durona, o namorado da jovem que se comporta de forma “idiota”, e o rapaz que é apaixonado pela moça. Um trio clichê muito visto em filmes, livros, novelas e tantas outras mídias.

Já o Homem cego, temos um antagonista/vítima, que em muitas histórias seria um “coitado”, mas como ex-soldado possui habilidades que deixariam qualquer um no chinelo. Esse personagem traz uma abordagem e uma linguagem diferenciada, onde a verdadeira deficiência é não possuir a habilidade para sobreviver.

Elenco

Um elenco relativamente jovem, mas muito bem equilibrado, onde grande parte fizeram tanto filmes como séries. O ator de renome, com uma extensa filmografia é o Stephen Lang, que atuou brilhantemente como o homem cego. Passou por grandes filmes como Avatar do diretor James Cameron

homem nas trevas

Jane Levy, que atuou em A Morte do Demônio como Mia, interpretou Rocky.  Daniel Zovatto interpretou Dinheiro (sim, isso mesmo, esse é o nome do personagem), e Dylan Minnette, o mais novo do elenco, com apenas 19 anos, interpretou Alex.

A Trágica tradução/adaptação de títulos…

Infelizmente, como já estamos “carecas” de saber, a tradução ou adaptação de títulos para o português brasileiro nunca foi nosso forte. Tivemos muitos títulos que “perderam” sua essência tendo seus títulos adaptados para as telonas tupiniquins.

O título original para O Homem nas Trevas seria Don’t Breathe (Não Respire), que convenhamos faria muito mais sentido, o que também deixaria os telespectadores ainda mais ansiosos para com o filme.

Tivemos muitos outros filmes que sofreram com a adaptação de títulos, como por exemplo:

  • A versão clássica de Evil Dead veio como Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio;

Análise técnica

Tecnicamente o filme é incrível. Utilizando de planos gerais para situar os telespectadores, e com uma fotografia de tirar o fôlego.

Cenas gravadas no escuro para captar o pânico e as pupilas dilatadas dos atores, a preocupação com detalhes que serão importantes no decorrer do filme. A preocupação de nos fazer sentir na pele o que os personagens estão sentindo, pânico, frustração, asco, a imersão que o diretor conseguiu é de tirar o chapéu.

Os efeitos especiais, como maquiagens e lentes de contato ficaram excelentes, muito próximas do real (só sabemos que não são reais pois é um filme, não é mesmo?)

don-t-breathe-clip-house-invasion

About Larissa Chewanko

Amante do Terror e do Sci-fi desde criança, quando começou a assistir filmes como Chucky: o Boneco Assassino e Blade Runner. Medrosa de carteirinha, mas que gosta de passar medo jogando os games das suas sagas favoritas: Fatal Frame e Silent Hill. Apaixonada por jogos indies, livros, sorvete, gatos e RPG!