Doramas com temática de terror

O terror está presente nas mais variadas esferas audiovisuais, como jogos, livros, filmes, quadrinhos, desenhos animados, e por que não em doramas?

Mas, o que é um dorama?

Também conhecido como J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano) ou C-Drama (drama chinês), são seriados/ telenovelas asiáticas.

Essas séries exploram muito o romance e o drama, com histórias que as vezes beiram o absurdo, mas também exploram, e muito, o humor (principalmente as coreanas).

Muitas desses doramas trazem histórias nos períodos feudais de cada país.

 

J-Drama

O início dos dramas japoneses começou muito inspirados em filmes norte americanos, e na década de 90 a fórmula dos doramas foi melhorada retratando a “vida real” do Japão. Onde eram incluídos temas como: abuso infantil, vida familiar moderna, violência entre adolescentes, etc.

K-Drama

As telenovelas começaram na década de 60, mas o formato atual iniciou nos anos 90. Os dramas coreanos são tão famosos quanto os japoneses, e presam pela boa qualidade. Grande parte deles traz uma estética muito bonita e fotografia muito bem trabalhada.

Também costumam utilizar muito da febre do k-pop, lançando novos grupos e utilizando suas músicas como trilha da série.

C-Drama

Os dramas chineses são longos e muito parecidos com dramas estadunidenses, e teve seu auge no início dos anos 2000 com novelas históricas, que abordavam o seu período feudal.

São classificados de acordo com o local em que foram produzidos, podendo ser de Taiwan ou Hong Kong. Onde cada um possuem estilos e formato diferente, onde boa parte traz temas modernos como família, romance e cultura pop.

 

Doramas de terror

A seguir vamos listar alguns doramas que entram na classificação de terror.

Gumiho: Tale of the Fox Child (2010)

Baseado na lenda coreana da raposa de nove caudas (Gumiho), onde se o pai da criança guardar o segredo por dez anos, essa tem a oportunidade de se tornar humana.

Assim, o pai de Yeon Yi trai a confiança da sua mãe, Goo San Daek, que faz de tudo para proteger a filha que se tornará uma gumiho ao completar 10 anos.

É nesse momento que a trama, ambientada na era Joseon (1392 – 1897), dá uma reviravolta, quando a filha de um senhor muito rico é amaldiçoada, onde para a sobreviver a menina deve comer o fígado de outra criança com 10 anos.

 

The Master’s Sun (2013)

Assim como grande parte dos dramas, temos um “romance impossível”, um homem frio e calculista com uma moça sensível e capaz de ver fantasmas. Ambos devem unir suas forças para investigar o desaparecimento de uma adolescente.

O k-drama traz o gênero do horror combinado com drama, comédia e romance.

Caso queira, a série possui a trilha sonora no Spotify!

 

Who Are You (2013)

Um triângulo amoroso curioso, Who Are You, o drama coreano traz um romance entre uma detetive, um policial, e o ex-namorado da detetive, Lee Hyung Joon, que está morto!

A detetive, Yang Si Ohn, que desenvolveu a capacidade de ver e interagir com espíritos, após 6 anos de coma, e o policial cético, Cha Gun Woo (o que está vivo!) se juntam para resolver casos com objetos que possuem carga sobrenatural.

The Night Watchman’s Journal (2014)

A série é ambientada na era Joseon (1392 – 1897), onde vigilantes noturnos patrulham a cidade para proteger os moradores de forças sobrenaturais, como monstros e fantasmas.

O k-drama conta uma tragédia familiar, onde o protagonista Lee Rin, que é o verdadeiro herdeiro do trono, deve lutar contra o reinado cruel do seu irmão.

 

Doll House (2014)

K-drama de suspense, onde Young Hee se muda para uma isolada mansão, com moradores estranhos e com comportamento peculiares. Já de cara a moça percebe que quem manda em toda a casa é a governanta, e não é permitido conhecer o dono do local.

A governanta ordena regras bizarras, e Young Hee vê que sair da casa será um grande desafio.

 

Let’s Fight Ghost (2016)

Dorama sul coreano que conta a história do rapaz chamado Park Bong Pal que possui a habilidade de ver fantasmas, e usa isso para exorcizar e ganhar dinheiro com o seu trabalho.

Com isso ele conhece a fantasma Kim Hyun Ji, e após muitos conflitos decidem trabalhar juntos para exorcizar fantasmas maléficos.

Traz o gênero comédia romântica com elementos do horror, uma série engraçada e divertida. Essa é a que estou assistindo no momento!

Caso queira, a série possui a trilha sonora no Spotify!

 

Para finalizar…

O terror é um tema abrangente e muito flexível. Sei que muitos podem não gostar, mas basta lembrarmos de Resident Evil 4 que mudou sua jogabilidade e diminuiu o terror, e conseguiu alcançar um público vasto e diverso, desde amantes do horror, jogadores de games de tiro e fãs da série.

Discutimos esse assunto no CriptaCast #04, corre lá e confere!

Em um mundo cada vez mais eclético, devemos estar abertos para as mais diversas possibilidades.

Para assistir você pode baixar pela internet, ou assinar um streaming de doramas, como o Drama Fever.

 

Mas, e aí? Você assistiria um dorama de terror? Conhece mais alguma do gênero terror? Deixe sua opinião nos comentários!

Seus medos estão nas sombras. Curta o Zona Sombria!

 

About Larissa Chewanko

Amante do Terror e do Sci-fi desde criança, quando começou a assistir filmes como Chucky: o Boneco Assassino e Blade Runner. Medrosa de carteirinha, mas que gosta de passar medo jogando os games das suas sagas favoritas: Fatal Frame e Silent Hill. Apaixonada por jogos indies, livros, sorvete, gatos e RPG!